Wasabi, o rabanete picante japonês

 

 

 

Esta massa de rabanete, de qualidades extraordinárias, é imprescindível na cozinha japonesa.

O wasabi é um condimento indispensável na comida do Japão, apesar que trata-se de uma comida extremamente picante. No entanto, seu sabor não tem nada a ver com o de outros picantes mais comuns, como a pimenta-malagueta.

O que é o wasabi ?

O aspecto deste alimento é o de uma massa verde de textura, e que provem da raiz de um rabanete picante japonês que recebe o mesmo nome. O wasabi tem outros nomes, como o de mostarda japonesa, mesmo que cada vez é mais comum usar seu verdadeiro nome para dirigir-se a este produto.

Este rabanete japonês se pode adquirir principalmente em pó, ao que se lhe acrescenta água para que adquira a textura pastosa que lhe caracteriza, mesmo que também se pode adquirir em lojas de alimentação orientais. De fato, este produto preparado é muito comum nas moradias japonesas, já que se usa no dia a dia.

O rabanete do qual provem o molho de wasabi é originário do Japão, e inclusive hoje em dia se produz em muito poucos lugares no mundo. Isto se deve a que se cultiva na água, que deve ser muito limpa e cuja temperatura não deve ser nem fria nem quente.

Existe também um engano muito comum, e é que em muitas ocasiões o que se vende como wasabi não é tal, mas uma preparação elaborada com uma variante européia do rabanete e que posteriormente se tinge de verde.Wasabi

Wasabi, picante e anticéptico

Quando se tomada uma quantidade excessiva deste alimento se pode experimentar a coceira que produz, muito afastado do de outras comidas picantes como o pimentão, ou a pimenta-malagueta. A coceira se parece mais a uma dor, que sobe pelo nariz provocando uma lacrimação.

No entanto, esta coceira não é duradouro e costuma terminar aos dez segundos. Esta curiosa reação se deve à presença de isotiocianatos, que inibem o crescimento de microorganismos. É por isso que, junto com o gengibre, trata-se de um anticéptico natural muito útil quando se come por exemplo sushi ou sashimi, comidas consistentes em pescado cru.

Como se usa o wasabi

A característica mais importante do wasabi é que tem a qualidade de realçar o sabor da comida, qualquer que seja, sempre que se use de forma moderada já que de outro modo deixará sentir sua coceira.

É servido habitualmente com o sushi: a maneira adequada de comer sushi, de fato, consiste em pegar uma das peças com os palitos e em um hábil movimento molhar no molho a parte do pescado – que se assenta sobre o arroz.

Comidas com as quais se usa o wasabi

Há outras comidas japonesas à parte do sushi com as quais se usa o wasabi como, por exemplo, o “sashimi”, um prato composto por filetes finos de vários tipos de pescado cru, e inclusive com os talharins e algumas saladas.

À parte de ser um acompanhamento habitual nos diferentes pratos orientais, sobretudo se trata de peixe cru, também pode usar-se para acompanhar a comidas ocidentais, como por exemplo, uma salada ou umas verduras ao vapor. Deve ter-se em conta que o resultado é apto só para pessoas com vontade pelo picante e os sabores fortes.

 

 

Artigos Relacionados
No related posts

 

You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave a Reply

Powered by WordPress