Qual console de video game comprar?

consoles-video-game

Muita coisa mudou desde que o Xbox 360 foi lançado em novembro de 2005. Depois  que apareceram dezenas de atualizações, melhorias, omissões, quedas de preços e pacotes,  ficamos com três consoles a preços competitivos.

Temos um trio equilibrado de hardware que impulsiona o momento perfeito para reacender a questão fundamental do console de videogame e os potenciais de compradores: qual console de video game comprar? Esta pergunta não tem necessariamente uma resposta definitiva. Francamente, a resposta poderia ser qualquer um dos três.

Em outras palavras, não há o “melhor console.” Isso reflete qual o melhor se adapta a suas necessidades e jeito de jogar – e qual será o fator decisivo para o seu caso dependerá em última análise o para que você planeja usar o console. Dito isto, em vez de detalhar cada pedaço de funcionalidade que cada console oferece, vamos discutir o tipo de pessoa que acha que mais se beneficiam de cada console.

Nintendo Wii
Enquanto o Wii apresenta vários títulis de games, ainda não é considerado como um console para jogadores do tipo “hardcore”, o sistema tem servido para até alguns títulos bastante atraentes nos últimos três anos como Super Mario Galaxy, The Legend of Zelda: Twilight Princess, Metroid Prime Corruption, e Super Smash Bros Brawl. A ansiedade é grande pelos novos jogos como o New Super Mario Bros Wii e Super Mario Galaxy 2, mas esses úlmidos jogos estão meio distantes de serem lançados.

O Wii se tornou mais conhecido por seu partido de jogos viciantes, títulos de The Game fitness ocasionais, e tiro que emulam jogos de arcade com armas de luz. A quantidade de títulos de primeira partida da Nintendo é pequena e uma grande quantidade de jogos de terceiros são lançados para amenizar a falta de bons jogos.

A experiência multiplayer online do Wii não é nada de outro mundo, o mais recomendo para jogar online é o Mario Kart Wii. Infelizmente, o sistema de amigo por códigos do Wii não funciona com a maioria dos jogadores. A parte dos jogos Virtual Console oferecem uma quantidade impressionante de jogos clássicos de diversos sistemas mais antigos e jogos de WiiWare oferecem uma plataforma barata para títulos de desenvolvedores independentes.

Além dos jogos, o Wii não oferece muito em termos de funcionalidade adicional. Não se pode reproduzir DVDs ou CDs, e sua compatibilidade é apenas para streaming media que funciona através de software de PC.

O console suporta até quatro controles Wii remote e Nunchuks (o sistema vem com uma de cada), e agora com a estréia do Wii MotionPlus, você vai querer ter algumas unidades de modo que você possa jogar os títulos que utilizam a nova tecnologia de movimento. Tudo isso, além de carregadores de baterias extra pode se tornar bastante caro, criando um monte de custos escondidos.

O Nintendo Wii é a melhor para: Os pais com crianças que estão apenas começando a entrar no mundo dos games, jogos de família e um ambiente com um monte de gente (dormitório ou apartamento com numerosos companheiros de quarto).

O Wii não é a melhor escolha para: Aqueles que estão à procura de um console de jogos que funciona como um centro de entretenimento com todos os efeitos, por causa dos efeitos gráficos em HD (alta definição), desfrutar de uma comunidade online robusta, e/ou aqueles que preferem uma vasta seleção de títulos direcionados para adultos.

Exclusivos do Wii: Todos os Zelda, Mario, Metroid e alguns outros jogos.

Nintendo-Wii_Super-Mario-Galaxy

Em termos de funcionalidades adicionais, o Xbox 360 é atualmente o único console a oferecer streaming Netflix e (em breve será lançado) aplicações do Facebook e Twitter. Você pode transmitir mídia digital a partir de um PC com Windows em rede, e os 360 podem funcionar como um full-on do Windows Media Extender para aqueles que executam o Windows Media Center no seu PC; produtos de terceiros, tais como Playon e TwonkyVision também podem expandir o padrão 360 de capacidade em streaming. Xbox 360 vai reconhecer também a maioria das músicas nos discos rígidos, assim você pode ligar manualmente estes tipos de dispositivos a uma porta USB abrir e tocar música, fotos e vídeos diretamente no console. No entanto, ao contrário do Blu-ray capaz do PS3, o Xbox 360 só pode reproduzir filmes de DVD padrão.

Além de todas as suas capacidades impressionantes de mídia, o Xbox 360 também é um excelente console de video game. A maioria dos títulos estão disponíveis no 360, para salvar o PlayStation 3 somente alguns que apresentam melhor definição, pois a jogabilidade é a mesma. O console também tem seu quinhão de exclusivos, incluindo o Gears of War, Halo, Forza, Fable e séries.

Há uma abundância de acessórios para o  Xbox 360 que podem aumentar o custo total de possuir o sistema. Controles adicionais e baterias recarregáveis representam o núcleo add-ons, mas você também pode gastar dinheiro com fones de ouvido sem fio, carregadores de pilhas e teclado. Devemos observar que, ao contrário do Wii e PS3, não há rede sem fio disponível no 360, somente via a cabo de rede. Você vai precisar comprar um adaptador de rede sem fio para essa funcionalidade.

Note que o Xbox 360 tem uma famosa (e merecida) reputação de confiabilidade ruim, graças ao “anel vermelho da morte” o problema que aflige muitos modelos demasiado cedo. No entanto, os atuais vendidos nas prateleiras das lojas utilizam novas peças que evitam esse problema que ficou no passado.

O Xbox 360 é melhor para: Aqueles que querem uma interface fácil de usar, os jogadores que participam de jogo online a sério, os jogadores que já tem amigos no Xbox Live; e jogadores casuais e harcore, qualquer pessoa que queira tudo-em-um: sistema de entretenimento e jogos.

O Xbox 360 não é a melhor escolha para: Aqueles que querem o valor acrescentado do PS3 de  Blu-ray e Wi-Fi imbutidos.

Exclusivos do Xbox 360 exclusives: The Halo, Gears of War, Forza, Fable, and Left4Dead series.

Gears-of-War-2

PlayStation 3
Não há nenhuma dúvida sobre isso, o PlayStation 3 não saia de um grande começo, quando foi lançado em novembro de 2006. Avançou rápido quase três anos e que o console foi definitivamente corrigido do navio. Agora disponível em apenas um modelo (apesar de rumores de um PS3 250GB), o PlayStation 3 Slim oferece uma biblioteca de jogos (incluindo o Uncharted e Resistance série), o acesso à PlayStation Store, e um dos melhores discos Blu-ray intervenientes no mercado. (Ele também reproduz filmes em DVD e CDs, é claro.)

Embora possa ser totalmente livre, a PlayStation Network não necessariamente lhe fornece a melhor experiência de jogo online, mas se você não considerar uma coisa importante, a sua oferta é mais que suficiente.

Como o Xbox Live, a PlayStation Store é anfitriã de toneladas de filmes, programas de TV, demos e jogos para download. PlayStation 3 também oferece  uma casa estilo “Second Life” espécie de experiência onde você pode configurar uma loja no mundo virtual. Enquanto a Sony tinha sido liberado o recurso para o ano, o PlayStation Home é agora geralmente considerada como um fracasso.

Assim como o Xbox 360, existem inúmeras maneiras de fazer mídia digital transmitido pela console através de uma rede doméstica ou um produto de terceiros como Playon. Você também pode ligar um dispositivo via USB e reproduzir mídia dessa forma também. No início de novembro de 2009, o PlayStation 3 apresenta uma solução Netflix streaming que requer um BD-Live disco Blu-ray que pode ser obtido gratuitamente no Netflix.

Enquanto o Xbox 360 e Wii tem vários acessórios disponíveis, você provavelmente terá de comprar apenas alguns com o PS3. Além de controles adicionais, não há muito o que você precisa. (O maior incômodo: você vai precisar de um infra-vermelho para o adaptador Bluetooth se você optar por usar o PS3 com um controle remoto universal.) O console utiliza a tecnologia Bluetooth, para que você pode usar quase qualquer fone de ouvido para conversar. Além disso, o PS3 permite ao usuário substituir discos rígidos se tiver vontade de fazer um upgrade.

A Sony comercializou o PS3 como um negócio excepcional, devido por ser também um tocador Blu-ray. Ele oferece aos desenvolvedores de jogos muito mais espaço para trabalhar com menos de um DVD, mas isso não se traduziu em um salto quântico em qualidade gráfica – gráficos do PS3 são, essencialmente, a par como aos do 360. Além disso, com velocidade fixa o drive Blu-ray é problemático: ele exige que muitos jogos de PS3 façam uma instalação no disco rígido prejudicando jogar um jogo pela primeira vez porque o processo de cópia para o disco demora um pouco.

O PS3 é melhor para: Jogadores Hardcore e casuais que não estão preocupados com a experiência em linha final e pelo reprodutor de Blu-ray.

O PS3 não é a melhor escolha para: Aqueles que não se preocupam com gráficos ou de vídeo HD.

Exclusivos da PS3: The Uncharted, Gran Turismo, Resistance, and Killzone series; LittleBigPlanet.

Uncharted

Artigos Relacionados
TERRA VIDEO STORE
SELEÇÃO BEBÊ HIPOGLÓS 2012
CASA & VÍDEO
VÍDEO STORE TERRA
SITE CASA&VÍDEO