Os benefícios da reciclagem

Estão em nossas mãos salvar o mundo e a destruição ambiental e uma das melhores apostas consiste em reciclar.

Os sistemas de coleta seletiva implantados nos diferentes municípios permitem recuperar toda classe de materiais usados e economizar, desta forma, a energia e as matérias necessárias para sua fabricação.

O processo da reciclagem começa ao adquirir qualquer tipo de produto, seja do material que seja. Depois que sua utilização ou consumo, dito material, depositado no seu respectivo contêiner e mediante um tratamento na planta de reciclagem pode incorporar-se novamente ao processo de produção ou consumo fazendo parte das matérias recuperadas. Desta forma fica fechado o ciclo da reciclagem para voltar a iniciar-se de novo através da recuperação dos resíduos gerados.

A importância de reciclar papel

O papel está fabricado principalmente por celulose obtida de espécies vegetais ou papel usado. O papelão se fabrica a partir de massa de papel endurecida.

O papel e o papelão representam aproximadamente 18% em peso do total dos resíduos que geramos.

Por cada folha de papel de tamanho normal (A4) que se recicla, se economiza a energia equivalente ao funcionamento, durante 1 hora, de duas lâmpadas elétricas de sob consumo de 20 watts

Mediante a reciclagem de uma tonelada de papel se salvam entre 12 e 16 árvores médios, se economizam 50.000 litros de água e mais de 300 kg de petróleo.reciclagem

Vantagens da reciclagem do vidro

O vidro representa aproximadamente 8% em peso do total dos resíduos que geramos.
O vidro é 100% reciclado e não perde nunca suas qualidades iniciais. Por cada garrafa que se recicla se economiza a energia necessária para ter um televisor ligado durante 3 horas.

Uma garrafa de vidro enterrada em um aterro demora 4.000 anos em degradar-se, isto é, em desaparecer completamente.

Reciclando as 3.000 garrafas se economiza 1.200 kg de matérias-primas e 130 kg de petróleo.

Portanto, a reciclagem do vidro supõe uma diminuição da contaminação atmosférica de 20%, uma diminuição da contaminação das águas de 50% e do consumo de energia de 27%.

A economia energética da reciclagem de embalagens

As embalagens representam aproximadamente 12% em peso total dos resíduos que geramos.

As embalagens de plástico podem reciclar para a fabricação de sacolas de plástico, mobília urbana, ou para a obtenção de novas embalagens de uso não alimentício (detergente, etc.).

As latas de ferro ou as de alumínio são embalagens 100% recicláveis mediante processos de fundição de aço e alumínio. Pelo contrário, se não os reciclamos e os enterramos em um aterro, demorarão entre 200 e 1.000 anos em degradar-se.

Com a energia necessária para fabricar uma lata de refresco se poderia ter um televisor ligado durante 2 horas, já que a fabricação de alumínio é um dos processos industriais de maior impacto ambiental.

Respeito e proteção do meio ambiente

Qualquer produto, matéria ou substância que se fabrica é apta para ser reciclada e, portanto, se pode voltar a usar. A reciclagem garante a transformação dos resíduos em matérias que novamente se incorporam para sua reutilização ou consumo.

A reciclagem representa uma economia energético e econômico muito importante e é um dos maiores desafios que deve enfrentar a sociedade para lutar contra a degradação e a destruição do meio ambiente.

Artigos Relacionados
BENEFÍCIOS DO DAMASCO
BENEFÍCIOS DE COMER PÊRA
BENEFÍCIOS DO EXERCÍCIO AERÓBIO
Os principais benefícios da dança
BENEFÍCIOS DE BEBER LÍQUIDOS