O câncer de cólon se pode prevenir

O câncer de cólon é um problema de saúde pública de primeira ordem mas mudando determinados hábitos de vida podemos reduzir sua incidência.

Para compreender a magnitude do problema baste o seguinte dado: nos países ocidentais o câncer de cólon é a mais quarta causa freqüente de câncer e a segunda causa de morte por câncer.
intestino
Quais são os sintomas câncer de cólon?

O cólon é uma parte do intestino grosso na qual se produz a absorção de líquidos do contido intestinal e se formam as fezes.

A sintomatologia do câncer de cólon depende fundamentalmente da localização: se o câncer se encontra situado a final do cólon se produz um estreitamento do tubo intestinal e o paciente costuma ter prisão de ventre; enquanto que se o câncer de cólon se localiza na zona próxima ao intestino delgado se produz uma perda crônica de sangue, o que faz com que, em algumas ocasiões, o primeiro passo seja a existência de anemia de umas análises rotineira.

Quais são as causas do câncer de cólon?

A maioria dos fatores associados à aparição do câncer de cólon é evitável, já que se estima que 80% dos casos de câncer de cólon são esporádicos e que só 20% têm um componente genético.

Entre os fatores que se associam com mais freqüência ao câncer de cólon se encontram a idade – há um aumento a partir dos cinqüenta anos-, a alimentação, o tabagismo, o consumo habitual de álcool, a diabete associada à obesidade, a doença de Crohn .

Quanto à alimentação se comprovou que aumenta o risco de sofrer câncer de cólon o consumo elevado de gorduras e carnes vermelhas, especialmente em conserva ou embutidos.

Em relação com o sexo, se comprovou que é mais freqüente no sexo masculino.

Recomendações para prevenir o câncer de cólon

Como vimos os hábitos de vida influem diretamente na aparição do câncer de cólon, por este motivo as principais recomendações são dirigidas a mudar a alimentação e reduzir o peso. As principais recomendações para prevenir o câncer de cólon são:

– Aumentar a ingestão de vegetais na dieta (o licopeno, um antioxidante presente no tomate, parece ter um papel protetor no câncer de cólon)

– Consumir produtos lácteos

– Expor-se diariamente ao sol

– Reduzir os alimentos ricos em gordura e carnes vermelhas

– Evitar o excesso de álcool

– Abandonar o consumo de tabaco

– Realizar exercício físico de forma regular
O câncer de cólon se pode prevenir e modificando os hábitos de vida se pode minimizar o risco de sofrer este tipo de tumor.

Artigos Relacionados
BENEFÍCIOS DE COMER PÃO
O QUE SÃO PROBIÓTICOS
BENEFÍCIOS DO DAMASCO
BENEFÍCIOS DA CASTANHA DE CAJU
BENEFÍCIOS DE BEBER LÍQUIDOS