Mitos e verdades sobre a acne

Em nossa idade o surgimento de acnes e espinhas é algo inevitável. Estes aparecem na frente e nos lados do rosto, devido a que nestas zonas se costuma acumular mais oleosidade, fazendo com que se fechem os poros e surjam esses detestáveis pontos.

Talvez conhecer sua origem não nos ajude a evitar a acne. Mas saber que algumas crenças equivocadas sim  pode prevenir muitos desastres estéticos em nosso sensível rosto.

Mito 1: As erupções desaparecem mais rápido se os você aperta.
Verdade 1: Esses tremendos pontinhos ainda imaturos (vermelhos) quando apertados fazem com que as bactérias penetrem na pele, ocasionando maior avermelhamento e dor e inclusive infecções e cicatrização.

Mito 2: O bronzeado elimina a acne.
Verdade 2: Se teu rosto se bronzeia, é provável que os grãos se notem menos. Mas ao acabar seu efeito, a acne permanece igual ou até podem formar-se cicatrizes de poros expostos ao sol e sem o cuidado necessário.

Mito 3: Quanto mais lavamos nosso rosto, mais rápido vão sumir.
Verdade 3: A limpeza facial ajuda a retirar as células mortas, gordura e impurezas da pele. Mas se há em excesso ou esfregando muito forte se irrita a pele, piora a aparência da acne.

Mito 4: As bases maquiadoras desaparecem com os pontinhos.
Verdade 4: Se bem os dissimulam, as bases não eliminam as acnes. Pior ainda: Se são inadequados sua composição química, irrita e (como o rubor) podem aumentá-los.

Artigos Relacionados
Comer chocolate causa acne?
NEUTROGENA BRASIL
BEBER ÁGUA ANTES DE COMER EMAGRECE?
BENEFÍCIOS DAS NOZES
REVISTA SOU MAIS EU