Consumo de alimentos ecológicos

Na atualidade pode comprar-se, facilmente e a um bom preço, alimentos frescos que respeitam a saúde e o meio ambiente. Os diferentes movimentos ecologistas se mostram de acordo em várias de suas reivindicações. Entre elas destacam três:

1. O direito a que possamos consumir alimentos naturais, isto é, que não tenham sido modificados geneticamente.
2. A necessidade que os produtos alimentícios estejam livres de substâncias prejudiciais para a saúde, como antibióticos ou pesticidas.
3. A conveniência que os alimentos que consumimos tenham sido produzidos em lugares o mais perto possível de nosso lar já que, desta maneira, podem eliminar tanto intermediários que encarecem os produtos como despesas desnecessárias em combustível. Se os produtores se encontram perto, se reduzem as emissões de CO2 resultantes do transporte, com o qual se ajuda a atenuar as consequências da mudança climática.alimentos-ecologicos

A informação é a primeira premissa para um consumo responsável

Pode parecer que os cidadãos pouco podemos fazer para promover mais uma alimentação saudável e respeitosa com o meio ambiente, mas nosso poder como consumidores é definitivo tanto na defesa da natureza como na proteção de nossa saúde.

Artigos Relacionados
O SAL E O ORGANISMO
FUGINI ALIMENTOS
DIFERENÇA ENTRE ALIMENTOS ÁCIDOS E ALCALINOS
VANTAGENS DE UMA DIETA VEGETARIANA
O CONSUMO DE COCO