Como ter dentes saudáveis

Uma boa higiene bucal se transmite em um lindo sorriso. E para brilhar em todo seu esplendor, é preciso ter em claro quais são as pautas corretas de limpeza e proteção dental.

O enxágue é complemento do dentifrício, mas não o substitui. Isto se deve a que não pode eliminar as bactérias que a escova e sim devido a que chega em toda a zona dos dentes e a boca.

Os “branqueadores” não mudam a cor dos dentes. Só eliminam as manchas existentes. Por tanto se é naturalmente branca, seguirá dessa cor. E igualmente uma mais escura, mesmo que de forma casual.

Os momentos mais importantes para escovar são pela manhã e durante a noite. Mas é preciso evitar fazê-lo pelo menos imediatamente depois de haver consumido cítricos, já que se eliminaria o esmalte danificado pelos ácidos.

A água com gás dissolve o esmalte dental, devido a sua composição de ácido carbônico. Por outro lado, a água com flúor reduz as cáries e melhora a higiene dental.

• À parte de ser um possível signo de alguma doença, a boca seca poderia danificar os dentes e ser sinal de logo que encorajo. A causa que isso ocorra é a falta de salivação, que impediria passar os restos de comida e neutralizar os ácidos.

Um escovamento excessivo desgasta o esmalte e a superfície dental. Por isso não é preciso fazê-lo por mais de dois minutos e com movimentos circular.

Artigos Relacionados
COMO TER UMA BOCA SAUDÁVEL
PORQUE O ÁCIDO CÍTRICO PREJUDICA OS DENTES
BENEFÍCIOS DAS FRUTAS VERDES
BENEFÍCIOS DO ARROZ
O QUE É O AÇAÍ