Como controlar a ansiedade antes das provas

ansiedade provaÉ normal que, assim tenhamos estudado o suficiente para uma prova, experimentemos uma sensação de ansiedade antes da prova. E é que o lógico é que antes de uma prova deste tipo sintamos uma grande pressão para que tudo saia bem.

Este tipo de ansiedade se apresenta não só antes de uma prova, mas cada vez que tenhamos que colocar a prova nossas habilidades e pode inclusive manifestar-se de maneira física, com dores de cabeça, de estômago ou aumento da sudoração. Se esta sensação é muito forte e não nos deixa concentrar na prova, poderia converter-se em um verdadeiro obstáculo, diminuir nosso rendimento e afetar nossa auto-estima.

O mais recomendável para evitar este problema é preparar-nos corretamente; todos sabemos que se temos certeza que renderemos bem uma prova, não haverá nada que preocupar-nos. Pode ser que ao início da prova sintamos algo de nervos, mas ao dar-nos conta que estudamos o necessário, estes desaparecerão.

Uma vez que nos tenhamos preparado deixemos de lado os pensamentos negativos. Se pensamos que o professor vai preparar um exame muito difícil ou que nos vamos esquecer do que estudamos, só estamos aumentando a sensação de ansiedade. Isto também não quer dizer que nos confiemos muito, só devemos estar seguros que, se estudamos bem, não nos custará muito responder corretamente.

Artigos Relacionados
A ANSIEDADE E A ALIMENTAÇÃO
CONTROLAR BOLETO, AGENDAMENTO
ENFRENTAR O MEDO E VENCER A ANSIEDADE
RELAXAR EM MOMENTOS DE ANSIEDADE
BEBER ÁGUA ANTES DE COMER EMAGRECE?