Ansiedade oral: A pior inimiga de sua dieta

É normal que as mudanças hormonais, a atividade física e a intelectual nos abram o apetite, mas quando começamos a comer sem parar podemos estar sendo vítimas da pior inimiga de nossa dieta: A ansiedade oral.

A ansiedade oral é um problema que nos faz comer sem controle, frustrando todas nossas tentativas de perder peso. Sua origem não é conhecida e é por isto que ainda não existe um tratamento totalmente efetivo. No entanto, você pode seguir as seguintes recomendações para evitar que este mal afete sua aparência física e sua saúde:

Não se trata que você prive de seus gostos, isso só faria com que a ansiedade aumente e você acabe em um ataque de voracidade. A melhor maneira é satisfazer seus desejos, mas controlando as quantidades que você ingere em porções pequenas de alimentos que não engordem muito. Isto é, você pode comer seu doce preferido, mas sem exceder. Um truque adicional: Coma uma porção pequena e espere alguns minutos, você verá como sua mente e seu corpo se satisfazem sem necessitar mais.

Escolha alimentos de baixas calorias de que você mais gosta. Um chocolate baixo em açúcar ou um sorvete livre de gorduras. O sabor é o mesmo e quase não notará a diferença. Pode ser que estes produtos tenham um valor maior aos normais, mas talvez não vale a pena?

Você pode também diminuir as calorias das comidas utilizando ingredientes mais saudáveis, ou cozinhando as carnes ao vapor em vez de fritá-las no óleo. Com um pouco de engenho e uma visita ao supermercado você dará conta de todas as opções saudáveis que você encontrará.

Beber líquidos abundantemente é o básico para manter um organismo saudável. Além disso, ajudará a aumentar a sensação de saciedade evitando comer mais.

Por último evite passar muito tempo à toa. Também não se trata de converter em uma ginasta profissional ou campeã de maratona, mas se você mantém sua mente ocupada não terá tempo de pensar tanto na comida e sua ansiedade desaparecerá sem que você dê conta.

Artigos Relacionados
ENFRENTAR O MEDO E VENCER A ANSIEDADE
RELAXAR EM MOMENTOS DE ANSIEDADE
A ANSIEDADE E A ALIMENTAÇÃO
Como controlar a ansiedade antes das provas
A PROTEÍNA NA DIETA